Creta Arquitetura & Engenharia - (27) 99769-3237

Por que contratar o projeto estrutural para minha obra?

 

Bom, podemos enumerar diversos motivos para que os projetos complementares de engenharia (estrutural, hidrossanitário, elétrico, etc) sejam elaborados por um engenheiro, com emissão de Anotação de Responsabilidade Técnica, aquela que todo mundo sempre ouve falar, a ART.

 

Iremos nesse artigo, abordar a importância do projeto estrutural. A importância do projeto arquitetônico nós abordamos AQUI e do projeto hidrossanitário nós abordamos AQUI.

 

Vamos lá?

 

É mais do que comum nos depararmos com a seguinte situação:

 

Cliente diz: – Eu só quero a planta da casa mesmo, o desenho, porque a estrutura e o “resto” quem vai fazer pra mim é o pedreiro, ele sabe fazer.

 

Dentro desse contexto, vamos abordar as razões pelas quais essa não é a melhor escolha! A melhor escolha é contratar profissionais capacitados e habilitados  para elaborar os projetos para você.

 

Existem quatro fatores muito importantes que devem ser levados em consideração quando ocorre a execução da estrutura de uma edificação por profissionais não habilitados e não qualificados para isso, conforme o caso descrito acima, são eles:

 

Condições do solo: Como um profissional “prático” vai dimensionar uma estrutura, sem saber minuciosamente quais são as condições do solo que vai absorver todas as cargas oriundas da edificação? Como ele vai saber se o solo em que a edificação será assentada, resistirá às tensões a que será submetido (peso próprio e cargas a que a edificação será sujeitada)? Como ele vai saber se existe alguma dificuldade específica para execução da fundação (por exemplo, presença de matacões, que são blocos grandes de rocha, que implicam em problemas na execução das fundações mais profundas).

 

Trincas causadas por recalque diferencial da fundação

 

Dimensionamento dos elementos estruturais: O profissional engenheiro civil habilitado pelo CREA é o responsável por dimensionar os elementos estruturais da sua edificação, ou seja, é o responsável pela segurança da edificação. Ele é quem elabora o projeto que evita a ruína da edificação, as trincas exageradas, quedas de revestimentos e afundamento de piso e tudo que se refere a segurança estrutural da edificação.

 

Economia: O que mais se vê, quando a construção está pronta, são elementos (vigas, pilares, lajes) superdimensionados, de tal forma que aquela construção, por exemplo, uma casa de dois pavimentos, tem uma estrutura que suportaria as cargas provenientes de um prédio de médio porte. Ou seja, você não construiu um prédio, mas gastou como se fosse construir.

 

Estética: Já ouviu falar dos “dentes” na construção? São aquelas saliências nos cantos ou até mesmo no meio de uma parede, que são oriundas de um projeto estrutural muitas vezes não compatibilizado com a arquitetura. Quando um engenheiro elabora um projeto estrutural, todos os aspectos estéticos são analisados para que esse tipo de problema não ocorra e sua construção seja a mais bela possível.

 

Pilar no meio de uma parede da sala

 

Quando seu projeto é elaborado por um Engenheiro civil habilitado e registrado no conselho de classe (CREA), todas as condicionantes do local em que você deseja realizar a sua obra serão analisadas, para que você obtenha uma estrutura mais adequada ao uso à que se destinará, não superdimensionando a estrutura, sempre com segurança, economia e valorizando a estética do seu imóvel. Além disso, o engenheiro que dimensionará a sua estrutura será o responsável técnico pelo projeto, trazendo a certeza de que seu projeto foi elaborado por um profissional qualificado.

 

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. Se você quer saber mais sobre arquitetura e engenharia, curta a nossa página no Facebook clicando AQUI e siga-nos no Instagram clicando AQUI.

 

Obrigado e até a próxima! 

Deixe aqui o seu comentário