Creta Arquitetura & Engenharia - (27) 99769-3237

Por que contratar o projeto hidrossanitário para minha obra?

 

Bom, podemos enumerar diversos motivos para que os projetos complementares de engenharia (estrutural, hidrossanitário, elétrico, etc) sejam elaborados por um engenheiro, com emissão de Anotação de Responsabilidade Técnica, aquela que todo mundo sempre ouve falar, a ART.

 

Iremos nesse artigo, abordar a importância do projeto hidrossanitário para a sua obra. A importância do projeto arquitetônico nós já tratamos AQUI e do projeto estrutural nós tratamos AQUI

 

Vamos lá?

 

Dentre as inúmeras razões pelas quais é imprescindível a elaboração do projeto hidrossanitário da sua obra por profissional engenheiro ou arquiteto capacitado e habilitado pelo conselho de classe (CREA ou CAU), podemos enumerar as 5 principais abaixo:

 

Conforto e segurança

 

Já experimentou abrir uma torneira, um chuveiro, ou até mesmo dar descarga e não existir vazão suficiente de água para que você possa fazer isso com o devido conforto? Além disso quando um engenheiro elabora o projeto hidrossanitário da sua obra, ele dimensiona todos os elementos de forma que com o tempo e o uso, sua tubulação não irá apresentar problemas (se executada corretamente), ou seja, aumenta a vida útil de sua edificação bem como contribui para a valorização do seu imóvel.

 

Economia

 

Em alguns casos, o cliente pode discordar da contratação de um projetista para a parte hidráulica/sanitária, afinal, isso tem um custo e dependendo do porte da sua obra ou do município, não é obrigatório (lembrando que na grande vitória é obrigatória a apresentação nas Prefeituras Municipais do projeto arquitetônico e projeto Hidrossanitário, independente do porte da obra). O projeto hidrossanitário também traz uma economia a médio e longo prazo. Ao realizar o projeto, o contratante também está se precavendo de imprevistos gerados pela falta de planejamento. Segundo um estudo realizado em 2006 pelo Corpo de Bombeiros do estado de Goiás, cerca de 75% das patologias da construção são provenientes de problemas relacionados com as instalações de água e esgoto. Esse dado é alarmante, isso quer dizer que de cada 4 problemas em uma construção, 3 tem relação com as instalações hidrossanitárias. Esses problemas ocorrem pela falta de projeto e pela negligência dos profissionais que executam as instalações, pois em muitos casos, estes profissionais não tem nenhum tipo de treinamento ou experiência.

 

Quando você deixa de fazer o projeto hidrossanitário com a alegação de que é mais um custo para sua obra, você está sujeito a colocar todo o seu planejamento em risco, pois uma reforma relacionada às instalações hidráulicas e sanitárias será muito mais cara do que a elaboração de um bom projeto que não te traga problemas no futuro.

 

 

Manutenção/Reforma/Orientações

 

Toda edificação possui uma vida útil, e frente a isso, sabemos que em algum momento dessa vida útil existirá a necessidade de uma manutenção/reforma. Quando você não possui o projeto hidrossanitário da sua obra, isso torna-se um grande incômodo, pois as tubulações em geral são embutidas nas paredes e a localização das caixas de gordura, de areia (água da chuva) e de inspeção varia de acordo com o tipo de edificação, tornando-se de suma importância uma planta hidrossanitária para consultas futuras.

 

 

Evitar patologias e inconformidades

 

Evitar as patologias na construção, é uma das principais razões pelas quais deve ser contratado o projeto hidrossanitário para a sua obra, pois é muito comum que tubulações hidrossanitárias que não foram corretamente dimensionadas e projetadas tenham inconformidades que acarretarão em patologias no futuro, bem como no gasto de dinheiro com manutenção e incômodo ao usuário. A alegação dos profissionais práticos é que eles sempre fizeram e nunca deu errado. A realidade é que quando dá errado, eles não estão lá para te socorrer e nem têm nenhuma responsabilidade sobre o que foi feito. Os únicos profissionais que assumem responsabilidade sobre algo executado em uma obra são o Engenheiro ou o Arquiteto. Seguem abaixo algumas fotos que mostram patologias nas construções causadas por mau dimensionamento ou má execução nas instalações hidrossanitárias.

 

Joelho de 90º indesejável em base de tubo de queda

 

Infiltração de tubulação de esgoto do pavimento superior

 

Curvas sem uso de conexões

 

 

Compatibilização com os outros projetos

 

Já é uma realidade para os profissionais projetistas o conceito BIM, o qual prevê a integração das fases e dos projetos como um todo, em linhas gerais, aumentará o desempenho da edificação e reduzirá custos. Por exemplo, quando você contrata um projeto hidrossanitário para a sua obra, você prevê que os demais elementos da construção não sejam alterados e não tenham o seu desempenho comprometido. Os elementos estruturais, elétricos e hidrossanitários irão se alocar em locais onde um não interfira no funcionamento do outro, para que todos os projetos tenham máximo desempenho. Seguem abaixo alguns exemplos de obras em que os projetos não foram compatibilizados:

 

Tubo passando dentro de uma viga

 

Tubulações passando por dentro de vigas

 

Esperamos que através deste artigo, tudo tenha ficado claro para você e que a leitura tenha valido a pena!

 

Obrigado por ter lido até o fim! Deixe o seu comentário, curta nossa página do Facebook clicando AQUI e nos siga no Instagram clicando AQUI. Até a próxima!

 

Deixe aqui o seu comentário